Sentimentos comuns, a mesma origem e gostos semelhantes, de um grupo de descendentes de imigrantes italianos, que se encontravam informalmente, fizeram com que surgisse uma grande vontade de ampliar este convívio e reunir um maior número de "gringos" e simpatizantes.
Embora Estrela seja um município de colonização predominantemente germânica, aos poucos, vindos principalmente da região serrana - 1ª, 2ª e 3ª colônias italianas - há mais de 40 anos, constatou-se a presença de muitos descendentes de italianos em nossa cidade. Consta que alguns dos primeiros foram: João Crestani, Dionísio Benini, Domingos Guglielmini, Mario A. Bassegio, Nelson Ricci (Madona), Artêmio Fiorini, Ibenor Reginatto, Simeoni, Hugo Vanzin e muitos outros. Assim sendo, foi criada uma sociedade, para agregar o maior número possível de oriundi e simpatizantes. Nasceu então oficialmente em 04 de maio de 1994 a SOCIETÀ ITALIANA FIORI DEI PIANI (Sociedade Italiana Flores das Planícies). O primeiro presidente da entidade foi Hermogenio Lizot (Hermes), seguindo-se Sérgio Manica, Paulo Berti, Olyr Moretto, Hermogenio Lizot, Paulo Degasperi , Vani Maria Bortoluzzi Madeira por 2 gestões e novamente Paulo Degasperi.
Em 1999, a Società adquiriu 1,5ha (um hectare e meio) de terras, localizadas em Santa Rita, na qual foi construída sua Sede Social e uma Pedana de Tiro ao prato e em 2008 um quiosque para 40 pessoas, espaço este que atrai dezenas de atiradores de toda a região, tendo sido reservados também espaços para outros esportes e atividades sociais e culturais, como uma biblioteca construída em estilo colonial italiano com livros, revistas, e dicionários em italiano ou em português que versam sobre a cultura e a história dos imigrantes italianos. O pavilhão está dotado de toda infra-estrutura para atender refeições para mais de 300 pessoas. Em 2005 foi construído um Capitel em honra a Santa Lúcia, nos moldes dos antigos capitéis encontrados na colônia italiana.
Possui ainda grupos de Danças Folclóricas Italianas, que ensaia para apresentações, dentro e fora do município.
Conta também com o grupo de cantoria Grazie Imigranti, que revive canções típicas italianas em ensaios semanais e apresentações em diversos municípios da região. Foi responsável pelo programa "La Buona Musica Italiana", que era apresentado todas as terças-feiras pela Rádio Alto Taquari AM820, durante 4 anos. Divulga i língua italiana através de curso em parceria com a ACIRS (Associação Cultural Italiana do RGS), e Consulado da Itália.
Possui mais de 2 mil sócios, entre descendentes e simpatizantes, que contribuem para que sejam revividas as tradições italianas, sejam elas, sociais, culturais, esportivas ou gastronômicas.
Texto elaborado e atualizado por:Vani M. Bortoluzzi Madeira