Societá recebe visita de Italianos

22 de novembro de 2011

Está em visita ao Brasil em especial a cidade de Ilópolis e região, um grupo de 15 pessoas vindas da Itália da cidade de Auronzo di Cadore. Esta cidade se localiza ao norte da Italia na região do Veneto e pertence a Província de Belluno. Dista 60 kilometros da cidade de Belluno. Como fica nos Alpes Italianos está a uma altitude de cerca de 900 metros do nível do mar. É uma cidade pequena, de cerca de 4.000 habitantes e a paisagem alpina que a cerca é belíssima.
Grande parte dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil e se instalaram no Rio Grande do Sul saíram justamente da região do Veneto. Este é portanto o principal elo que une Ilópolis a Auronzo di Cadore. Através de contatos feitos entre as prefeituras das duas cidades, estreitaram laços e se tornaram Cidades Irmãs, que em italiano se chama "Gemellagio". A Prefeitura de Auronzo di Cadore, selecionou e preparou 10 jovens e mais 5 acompanhantes durante algum tempo para que pudessem conhecer Ilópolis. Este grupo está na região desde o dia 05/11 e deverá permanecer até o dia 19. Igualmente Ilópolis está preparando 10 jovens para retribuir a visita no ano que vem.
Dia 8/11, a Società Italiana Fiori dei Piani teve a oportunidade de recepcioná-los com um jantar típico em sua sede. Foi uma oportunidade impar para conversarmos e trocar impressões sobre a terra dos nossos antepassados. O coral da società cantou diversas músicas italianas para eles e eles também nos retribuíram com belas músicas.
No dia 18/11 haverá uma solenidade em Ilópolis, onde os representantes das duas cidades, deverão trocar homenagens e para este momento o nosso coral foi convidado para se apresentar.


Fonte: Societá Italiana Fiori dei Piani