140 de Imigração Italiana

21 de maio de 2015

No dia em que nossa cidade Estrela comemora 139 anos, também se comemora 140 de anos Imigração italiana ao Brasil. A imigração italiana no Sul do Brasil foi muito expressiva na segunda metade do século XIX, quando os italianos se empregaram em diferentes atividades variáveis de acordo com o estado em que se localizaram. Formaram grupo muito notório de imigrantes no Brasil no decorrer do século, tornaram-se, em alguns momentos, mais numerosos na chegada ao país do que os imigrantes portugueses tão ligados historicamente a nós. O impulso no Império pela atração de estrangeiros com o intuito de empregá-los nas lavouras de café, em núcleos coloniais ou nas nascentes indústrias, foi a tônica da segunda metade do século XIX, quando a sociedade começou a apontar efetivamente para o fim do regime escravista.

A unificação do Estado italiano foi, de forma controversa, o motivo que estimulou a emigração do povo nativo. Com a unificação da Itália, o governo passou a não dar a devida atenção aos trabalhadores do campo, deixando a agricultura em situação desfavorável no país. A má qualidade de vida foi ao encontro das propagandas brasileiras na Europa em favor da emigração para o Brasil. A união dos dois fatores foi decisiva para estimular a movimentação dos indivíduos, o que deixou vilas inteiras da Itália vazias por conta da mudança de seus habitantes para o Novo Mundo.

As primeiras colônias italianas  formadas no Sul do Brasil foram na região da serra gaúcha. Como a Alemanha criou mecanismos para impedir a emigração para o Brasil, os italianos acabaram substituindo os alemães na Região Sul por meio das novas colônias. A presença dos italianos no Rio Grande do Sul é muito marcante: em 1875 foram criadas as colônias Conde D'Eu e Dona Isabel que se tornaram as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi hoje. Por intermédio destas colônias e as que foram formadas ao redor, os italianos se expandiram pela serra gaúcha e marcaram a presença no Rio Grande do Sul, onde a atividade de destaque que desenvolveram foi o cultivo da videira, mas também se plantava milho e trigo.


Fonte: Società Italiana Fiori dei Piani