Como Obter Cidadania Italiana


VANTAGENS

O reconhecimento da cidadania italiana lhe dá direito a todos os direitos civis que os italianos tem, ou seja:

·Trabalhar e estudar em território italiano, e nos países que compõem a União Européia;

·Livre circulação  nos países que compõem a União Européia;

·Passaporte italiano;

·Poder votar nas eleições majoritárias da Itália. O Consulado Italiano se encarrega de emitir um título eleitoral e informar sobre as eleições.

 

PASSOS

- 1º passo: conseguir certidão de nascimento ou batismo, do ancestral pesquisado, se veio solteiro da Itália; se já veio casado, certidão de casamento. Esta  certidão geralmente está na igreja da comunidade a qual pertencia na Itália. Naquele tempo valia a certidão da igreja, já que não havia registro civil. Por isso é importante saber o local exato de onde vieram os ancestrais diretos, ou a igreja onde se casaram antes de imigrarem.

- 2º passo: se veio solteiro, conseguir certidão de casamento daqui do Brasil.

OBS.: Paralelamente a esses dois passos, solicitar uma negativa de naturalização do ancestral que imigrou, obtido junto  ao Ministério das Relações Exteriores.

- 3º passo: obter sucessivamente a certidão de óbito do ancestral.

- 4º passo: obter certidões de casamento e óbito de todos os descendentes do ancestral pesquisado: seus bisavós, avós, pais e acrescentar os seus e de seus filhos, se for o caso.

 

Com esta documentação em mãos é recomendável:

 

- 1º: fazer uma verificação e correção de documentos de todas as distorções em relação aos dados obtidos nos certidões dos ancestrais, tais como: local de nascimento, grafia correta do nome, filiação, datas, etc.

OBS.: para proceder alterações de nomes ou documentos é necessário conseguir um consentimento dos parentes, através de um anúncio das alterações necessárias em um jornal de circulação regional. Aguardar  o prazo mínimo de 30 dias após a publicação, para então iniciar o processo de correções, que levará de 60 a 90 dias.

- 2º: tradução para o italiano desta documentação por tradutor cadastrado no Consulado da Itália.

De posse de toda essa documentação traduzida, ir ao consulado italiano, com um pedido formal do processo de cidadania, (ofício solicitando o reconhecimento da cidadania).

Protocolar este pedido e aguardar com toda a documentação em casa. Você será chamado quando chegar no seu número de protocolo para apreciação da documentação do processo de cidadania, e se estiver tudo OK, em poucos dias estará deferido.

Existem advogados cadastrados junto ao Consulado da Itália, especializados em fazer este trabalho e o fazem com certa rapidez, pois já conhecem os meandros e os rumos a serem tomados, como: Maria Paula Moro:51 3346 4668

 

SUGESTÕES DE PESQUISAS E ENCAMINHAMENTO DE PROCESSOS 
 

- Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma: fone: 0xx.55.3266.1440

- Consulado da Itália em Porto Alegre: fone: 0xx.51.3228.2055

 

agenda de eventos

Noite da Fortaia
Data: 08/12/2017

Local: Societá Fiori Dei Piani - Salão Principal

Societá Italiana Fiori Dei Piani
Estrada Municipal Leopoldo Armindo HORN s/n - Santa Rita
Caixa posta 24 - cep 95880-000 - Estrela/RS
Fone (51) 9942 9722   -  italianos@italianosestrela.com.br